07 novembro 2005

Alguma relação com talento

Acontece que... Às vezes "criamos" algo, nos esforçamos aparentemente ao máximo para fazer um tróço bonito. Aí, quando depois de muito suor, achamos que terminamos. E é claro que queremos mostrar ao mundo aquela nossa "criação", não teríamos "criado" se não houvesse a quem mostrar. E é claro que vamos dar uma espiada no mundo, antes de nos expormos. Mas, puta merda, ao dar uma espiada no mundo, não é que teve um bendito que "criou" um tróço muito mais bonito que o nosso! E ele levou menos tempo! E ele, dizem, nem precisou se esforçar muito. E ele é modesto, o filho da puta simplesmente fala: é que eu não tava inspirado. Daí olhamos o nosso tróço... e choramos. Por quê!?? Por quê?!! Não! Não! Um sentimento nos xinga das mais dolorosas palavras, o orgulho diz "Não. Você tem que ser o melhor, o melhor, segundo lugar é pros fracos". E cadê a auto-estima nessas horas? Sumiu...
Mas isso passa, e olha eu "criando" um tróço.

8 Comments:

Blogger Darwin

Sabe, há momentos em que eu olho pra cama e não a vejo, de repente eu a vejo e parece que eu acabei de chegar, como se nunca tivesse existido, daí eu olho no espelho...putz o que que é isso tudo?... hey, eu não me drogo não..

7/11/05 7:48 PM  
Anonymous Anônimo

Acabei de ler o post e lembrei-me do que escreveste sobre a desarmonia do mundo!

Será que já reparaste na possibilidade de domínio que o talento oferece? E por consequência no potencial de desarmonia que o mesmo pode veicular?

Porque queres mostrar que tens talento? Para te impores aos outros?Para te sentires como o melhor de uns tantos em qualquer coisa?Até aparecer quem se mostra melhor do que tu! E quando tal acontecer conhecerás a frustração. Que te vai infernizar a vida até a conseguires superar!

E já reparaste que se calhar não tens qualquer mérito no talento que mostras possuir? Pois que mesmo te foi dado, tal como te foi dada saúde,doença ou seja lá o que for que tens!

E o teu eventual mérito decorrerá apenas e somente do esforço próprio em fazer sobressair o talento. E mesmo este esforço não deve ser atribuído na sua totalidade ao mérito que poderás invocar. Pois que se te pudeste esforçar foi porque tinhas possibilidades para!

É que há aqueles cujos méritos e eventuais talentos não poderão nunca ser mostrados, ser reconhecidos,porque pura e simplesmente lhes faltaram as condições para! Ou por falta de vontade congénita ou por absoluta falta de condições mínimas!

Daí que eu não atribua grande mérito aos chamados grandes em qualquer actividade!Uma grande parte dos seus talentos não passam da expressão do que, de facto, a natureza lhes deu.Tal como o Sol que aquece. Como a água que molha! Como o ouro que brilha!

Creio que não deixa de ser esta necessidade de, a todo o tempo se demonstrar de que se é melhor que fulano tal, que nos conduz directamente à tal desarmonia de que acima falavas!

É que logo de seguida emerge a Vontade de Poder! E aí está o domínio! O domínio sobre os outros.Os que não foram dotados com talentos semelhantes.Domínio aceite pela multidão ululante que, estupidamente se presta a inconcebíveis cenas de irracionalidade!Em favor da razão de um só!

Um ídolo!
Um deus!

7/11/05 8:41 PM  
Blogger Darwin

Bem, na verdade mesmo, esses posts são meros pretextos para uma conversa. Penso que o meu objetivo com esse post era mostrar a aparente injustiça na distribuição de habilidades,possibilidades entre nós "semelhantes".
E vejam que JUSTIÇA é o que parece guiar para a harmonia.

7/11/05 11:00 PM  
Blogger Trunkael

Tem uma frase que exemplifica bem isso que você quis dizer, ela está no guia de qualidades e defeitos de Mago: A Ascenção. É algo parecido com: "Você estava dormindo no dia em que Deus distribui as habilidades".
Isso se trata da inaptidão, mas acho que se trata principalmente da gente estar sempre procurando as habilidades alheias. Ora cada um tem possibilidade infinita de ser o melhor do mundo em pelo menos uma coisa, mas é claro que um anão não vai conseguir ser jogador de basquete, temos limitações, e por causa dessas limitação temos que nos concentrar nas habilidades em que nos damos melhor.

8/11/05 5:56 PM  
Anonymous Anônimo

odeio o fato de ter que ser melhor. quantos fulaninhos teríamos que "ultrapassar" pra conseguir uma vaga de medicina na USP?!
vidinha exigente, mew...

Hey, sorte que não quero medicina na USP.

*massagear o ego tá ficando cada vez mais complicado também.

8/11/05 9:47 PM  
Blogger Darwin

...o dia de hoje foi mais sincero, ele meio que falou pra ir com calma no depositar de esperanças...
Hey Prtágoras, a quanto tempo. Está bem?
Quanto ao mercado exigente...sei lá...vamos inventar um deus, e culpar ele pela má distribuição de talentos. Ou melhor vamos inventar um diabo e culpar ele por tudo que há de mal.

8/11/05 10:10 PM  
Blogger Helen Carolina

nem Deus, nem o diabo , mas nós mesmos, emfim temos um brinquedinho que nos permite pensar, criar e tbm assumir a responsabilidade pelas nossas ações, efeito bumerangue, lei da fisica , pode ser. Qt a talento acredito que muitos talentos podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa, desde que se tenha vontade e oportunidade, e comparar se com outros não é uma coisa que gosto, cada pessoa desenvolve melhor algumas habilidades do que outras ( o mais difícil é saber o que eu faço melhor) e isso permite interdisciplinaridade , ajuda mutua e etc. Não melhores nem piores , apenas diferentes. falei, bjks

9/11/05 6:14 PM  
Blogger Darwin

Sim sim, é que às vezes dá uma vontade de ser um herói, ser querido por todos, ser útil, ser lembrado etc.
E às vezes dá vontade de simplesmente admirar um herói.
Não tem graça se não tiver heróis.

10/11/05 6:18 PM  

Postar um comentário

<< Home