24 abril 2006

Sobre pais e filhos

Talvez até meu pai, que deve ler isso aqui, comente.
Essa é uma questão para a qual eu não havia dedicado um pingo do meu tempo de vida, o motivo eu deixo pra outro post. Pois então, hoje estou gastando muito neurônio pra tentar entender essa relação, e acreditem, é muito mais difícil que trigonometria, muito mais.
Pais e filhos, uma susessão praticamente infinita. Estranho que mesmo assim seja uma relação tão difícil.
Muitos dizem que só se aprende a ser filho quando se é pai, e só se aprende a ser pai quando se é avô. Pra mim há aqui um erro horrível, espero poder fugir dessa regra do povo.
Tentando entender do começo, não é preciso muita malícia pra se perceber que geralmente filho nasce do sexo (lí isso em algum lugar) , e que sexo, pelo menos pra mim, é muito distante do amor. Então que filhos geralmente não vêm do amor, não são algo planejado com carinho, eles simplesmente vêm, depois de alguns orgasmos.
Eis o que imagino que se passe na cabeça de um pai (na cabeça de uma mãe nem me atrevo a imaginar) diante da notícia "estou grávida": Depois do impacto das palavras, acho que ele olha pra mãe e puxa na memória o que ele tem dela. Se as lembranças são ruins, então ele pensa "pensão", ou lamentavelmente "aborto", se boas, mas muito boas, se incrivelmente há amor entre o pai e a mãe, então haverá um instantâneo momento de alegria para o pai, e alívio para a mãe (nossa, quanta blasfêmea minha, encarem isso tudo como uma piada).
Temos então um pai, qual será sua atitude? Muitos dizem que querem dar aos filhos uma vida melhor do que a que tiveram. Isso pra mim é outro erro horrível, porém sei que não se pode esperar muito mais do que isso. Os pais são pessoas sofridas, e sabemos disso, eles sempre nos contam sobre os pães amassados pelo diabo que comeram. Então que uma vida melhor do que a que tiveram é algo de bom tamanho.
Agora a coisa começa a complicar, eles colocam na cabeça "faculdade = bom emprego = conforto". Acham que é só de conforto que precisa uma pessoa, e ficam com o sonho da faculdade na cabeça...

continua

4 Comments:

Blogger Helen Carolina

Há algo mais latente do que se imagina nesse texto, vou aguardar a continuação. No mais penso que os pais erram tentando acertar, e crianças não nascem com bula , dizendo o que é indicado e o que é contra indicado. bjo grande

28/4/06 12:49 AM  
Blogger rumblefish74

Valeu aí pelo elogio. Mas você acha mesmo que o sexo está distante do amor? Antes eu também pensava assim, até que comecei a namorar com uma menina que já era minha amiga há anos e a coisa funcionou tão bem que nos casamos. O sexo ganhou uma dimensão muito maior, quase mágica. Mas casamento não é só sexo, aos poucos descobrimos que não éramos tão semelhantes assim e acabamos nos separando. No início ela queria ter filhos e eu não. Depois a situação inverteu-se, achei que uma gravidez ia nos reaproximar, uma maneira irresponsável de salvar o casamento. Felizmente não tivemos filhos. Acho que o ideal seria não ter expectativa nenhuma quanto ao futuro do filho que ainda vou ter, mas temo que isso seja impossível, é inevitável tornar a vida de seu filho uma projeção da sua. Aí começam os problemas. Enfim, o assunto é espinhoso e pode render centenas de posts... aguardo a continuação. Inté.

30/4/06 11:34 PM  
Anonymous Anônimo

Mas só porque duas pessoas estavam ali e resolveram não usar camisinha e depois de nove meses veio o resultado (como bem ensina o cumpadre Uóxinton, numa música do Tchan), nasceu um problema mais complicado que trigonometria? Sei não... para mim é tudo muito simples, alguém vai acabar querendo fazer sexo de novo para ver se dá um jeito em tudo.

2/5/06 12:43 AM  
Blogger Darwin

Digo '... MEUS PAIS colocam na cabeça "faculdade = bom emprego = conforto" ...

O texto aqui deve ser encarado no máximo como uma piada, não contém nada de universal, somente palavras ordenadas sob sentimentos amargos.

2/5/06 9:11 PM  

Postar um comentário

<< Home