28 maio 2006

Coisas

Tenho dois pensamentos, um sobre o poder 'destrutivo' da solidão, e outro sobre a absolutamente inútil insatisfação consigo próprio. Falarei sobre a absolutamente inútil insatisfação.
Se o cara nasce sem um braço, em certo momento da vida ele se perceberá diferente, e noutro momento isso o incomodará, mais adiante tentará desesperadamente aceitar o seu corpo e tentar levar a vida adiante, com um sorriso frágil, instável. É claro que talvez não aconteça desse jeito, assim é como acho que aconteceria comigo. Eu pensaria "Porra, por que? Por que eu não tenho dois braços?". Então recorreríamos a teorias sobre vidas após vidas etc etc. Simplesmente nasceu sem um braço, e se isso basta para o entristecer então, talvez, não conseguirá ser feliz, nunca.
Triste? Seria pior se eu falasse do poder 'destrutivo' da solidão.
Então sorria, vc tem os dois braços! Se não tem, sinto muito, não sei de quem é a culpa.

1 Comments:

Blogger rumblefish74

Merda. Fiquei duas horas escrevendo um comment gigantesco, cliquei prá publicar e ele sumiu. Tive que escrever tudo de novo. Vamolá.

Acho que foi o Oscar Wilde que disse que o primeiro passo para o progresso de uma pessoa é o descontentamento. Desse prisma, sua insatisfação deixa de ser inútil, pelo contrário, torna-se uma alavanca para você mudar o que te deixa infeliz. Sabe aquela "oração da sabedoria"? "Deus, conceda-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir a diferença".
Pois é. Uma coisa é você nascer sem um braço. Você não tem a menor idéia do quanto a vida seria mais fácil se tivesse dois, então acho que não ia sofrer muito com isso. Nesse caso a insatisfação seria, de fato, inútil. É importante a gente conhecer e saber usar os recursos que temos, em vez de ficar especulando sobre como tudo seria melhor se tivéssemos isso ou aquilo ou se fôssemos assim ou assado. Por isso coloquei aqui a tal oração. Saber distinguir entre o que podemos mudar e o que está fora do nosso alcance. Acho que essa é a chave. Tente se aceitar com suas qualidades e defeitos, afinal a pessoa com quem vai mais conviver até o fim da vida é você mesmo. Agora, solidão é uma merda mesmo e se você já tem uma tendência à introspecção ela não ajuda em nada.

Wilde é genial. Ainda vou escrever sobre ele. Ele também disse que todos nós vivemos no esgoto, mas alguns estão olhando para as estrelas. Nunca se esqueça que você é uma dessas pessoas.

1/6/06 10:00 PM  

Postar um comentário

<< Home