21 agosto 2006

o que der na telha

Tenho uma prepotente e arrogante certeza de que um psiquiatra diria "Não. Você não deve ignorar os seus desejos. Ignorar as vontades causa uma tensão interior. De pouco em pouco vai se tornando uma pessoa amarga, por não permitir a si mesmo sentir prazer". Posso até imaginar na capa de uma revista "Psicólogo diz: devemos fazer tudo aquilo que nos der na telha". Por outro lado também é provável que digam "É importante dizer não. Definir o que podemos e o que não podemos, quando podemos e quando não. É importante para a auto-educação".
O fato é que formei, talvez involuntariamente, a opinião de que quem faz aquilo que quer, na hora que quer, sem pensar duas vezes é uma pessoa de caráter fraco.
Distinguo as pessoas, com bastante contraste, entre as que fazem o que dá na telha, e as que pensam antes.
A maioria das pessoas é do primeiro tipo. E me parece que é por isso que são 'pobres'. Porque usam o pouco que conseguem ganhar para saciar desejinhos quaisquer. Porque não têm paciência, nem determinação. Porque não querem mudar sua situação. E é por isso que começo a formar a opinião de que a grande maioria das pessoas leva a vida que merece. Opiniãozinha mesquinha, talvez, mas é a que me cabe melhor.
E aqui está o desabafo de quem se descontentou.

4 Comments:

Anonymous Anônimo

eu pensava que as tensões é que moviam as pessoas. mas pensando bem, lendo o seu texto, é a falta de tensão que faz as pessoas agirem, mesmo que com impulso e sem maiores reflexões. talvez algo proporcional a um movimento de uma planária.

21/8/06 11:37 PM  
Anonymous Anônimo

ah eu não sei, acho que há momentos e momentos. Tem hora que admiro pessoas que fazem o que querem na hora que querem, tem outros que não. Mas será que alguém consegue fazer tudo sem pensar antes? Só apertando o botão do "foda-se"?

é... não sei.

29/8/06 12:01 AM  
Anonymous Anônimo

Hey, eu não esqueci do seu e-mail, so que agora estou trabalhando como um chinês, e como estudo de manhã o tempo ta bem curtinho.

1/9/06 12:28 PM  
Anonymous Anônimo

Queria saber se voce ainda pensa assim ou mudou de ideia...

13/1/11 5:12 PM  

Postar um comentário

<< Home