28 dezembro 2006

O que eu quero

Ah, agorinha é um momento em que eu queria que alguém fizesse aquela pergunta horrível "O que você quer?". Pergunta essa se referindo a exclusiva e absolutamente o que é que eu quero, naquelo exato momento. E o que torna a pergunta horrível é que vale tudo, como resposta. Posso querer desde o "amor da minha vida" até "algo para comer", em todos os sentidos. Horrível. Mas como eu ia dizendo, nesse momento eu teria uma resposta, não muito horrível, porque nesse exato momento eu gostaria mesmo é de ter aqui nas minhas mãos uma lista de autores, uns quatro pra começar, de livros conforme a minha resposta à pergunta "O que eu quero? Quero indicações de leituras que, baseado num cuidadoso e minucioso conhecimento sobre minha pessoa e meus gostos, se tenha certeza de que eu lerei, e sentirei um prazer tão grande que ficarei animado e empolgado, ao mesmo tempo."
É querer demais?

1 Comments:

Blogger rumblefish74

Se não seguir as indicações que te dão, nunca vai saber o que gosta, à medida que for conhecendo os autores vai formando um padrão e fica mais fácil ler só o que gosta. Já devo ter te falado do que eu gosto, de qualquer forma vou pôr aqui alguns que acho que vai gostar. Só livro barato, ou que pode ser encontrado na sua casa ou numa biblioteca:
- O guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams (tenho certeza que já mencionei esse, sci-fi humorística, muito melhor que o filme)
- livros de contos do Rubem Fonseca, ele é maravilhoso, conhece as pessoas profundamente, por isso cria personagens muito humanos. Não perde tempo com descrições, o estilo é tipo cinema. Tente O cobrador, Lúcia MacCartney, Pequenas Criaturas... se gostar leia um romance, Bufo & Spallanzani ou Vastas emoções e pensamentos imperfeitos, ou ainda leia algo da Patricia Melo (O matador, Inferno).
-Contos do L.F. Verissimo, gostoso de ler, imaginativo, engraçado.
-Kurt Vonnegut (Matadouro 5)
-Ken Kesey (Um estranho no ninho) -Anthony Burgess (Laranja Mecânica) -Charles Bukowsky (romances sobre a vida dele mesmo, genial e tarado escritor alcoólatra)
-se gostar de terror e quiser algo mais fácil tem Stephen King (A Coisa, A Dança da Morte, livros extensos, mas que vc devora).
-Mas o verdadeiro terror é com Edgar Allan Poe (Manuscrito encontrado numa garrafa, O crime da rua morgue).
-Há coletâneas de contos brasileiros com vários autores num só livro que vale a pena tentar.
-Terror ao extremo: H P Lovecraft, o mestre absoluto, criou uma fascinante mitologia do Mal.
-Ignore quem malha Paulo Coelho. Se fosse ruim como falam, não seria um megasucesso mundial, tente O diário de um alquimista.
-Júlio Verne também é levinho e divertido (A volta ao mundo em 80 dias, Viagem ao centro da terra)
-Nick Hornby: leve, mas com conteúdo (Alta fidelidade, Um grande garoto)
-Elmore Leonard: policial de nossa época, o Tarantino adora. Jackie Brown é uma história dele.
Acho que falei demais e acabei complicando, né? Se for para tentar um primeiro escolha o Fonseca, se já conhece e não gosta tente o Verissimo, depois o Adams ou o Vonnegut (editora L&PM). Me responda depois dizendo se tentou algum, me fale um livro que já leu e gostou. Cê some, internet também é vida.

7/1/07 2:50 AM  

Postar um comentário

<< Home